quarta-feira, 27 de junho de 2012

A FAMÍLIA

A DIFÍCIL ARTE DE DIZER NÃO AOS FILHOS Você costuma dizer "não" aos seus filhos? Considera fácil negar alguma coisa a essas criaturinhas encantadoras e de rostos angelicais que pedem com tanta doçura? Uma conhecida educadora do nosso País alerta que não é fácil dizer não aos filhos, principalmente quando temos os recursos para atendê-los. Afinal, nos perguntamos, o que representa um carrinho a mais, um brinquedo novo se temos dinheiro necessário para comprar o que querem? Por que não satisfazê-los? Se podemos sair de casa escondidos para evitar que chorem, por que provocar lágrimas? Se lhe dá tanto prazer comer todos os bombons da caixa, por que fazê-lo pensar nos outros? E, além do mais, é tão fácil e mais agradável sermos "bonzinhos"... O problema é que ser pai é muito mais que apenas ser "bonzinho" com os filhos. Ser pai é ter uma função e responsabilidade sociais perante os filhos e perante a sociedade em que vivemos. Portanto, quando decidimos negar um carrinho a um filho, mesmo podendo comprar, ou sofrendo por lhe dizer "não", porque ele já tem outros dez ou vinte, estamos ensinando-o que existe um limite para o ter. Estamos, indiretamente, valorizando o ser. Mas quando atendemos a todos os pedidos, estamos dando lições de dominação, colaborando para que a criança aprenda, com nosso próprio exemplo, o que queremos que ela seja na vida: uma pessoa que não aceita limites e que não respeita o outro enquanto indivíduo. Temos que convir que, para ter tudo na vida, quando adulto, ele fatalmente terá que ser extremamente competitivo e provavelmente com muita "flexibilidade" ética, para não dizer desonesto. Caso contrário, como conseguir tudo? Como aceitar qualquer derrota, qualquer "não" se nunca lhe fizeram crer que isso é possível e até normal? Não se defende a idéia de que se crie um ser acomodado sem ambições e derrotista. De forma alguma. É o equilíbrio que precisa existir: o reconhecimento realista de que, na vida às vezes se ganha, e, em outras, se perde. Para fazer com que um indivíduo seja um lutador, um ganhador, é preciso que desde logo ele aprenda a lutar pelo que deseja sim, mas com suas próprias armas e recursos, e não fazendo-o acreditar que alguém lhe dará tudo, sempre, e de "mão beijada". Satisfazer as necessidades dos filhos é uma obrigação dos pais, mas é preciso distinguir claramente o que são necessidades do que é apenas consumismo caprichoso. Estabelecer limites para os filhos, é necessário e saudável. Nunca se ouviu falar que crianças tenham adoecido porque lhes foi negado um brinquedo novo ou outra coisa qualquer. Mas já se teve notícias de pequenos delinqüentes que se tornaram agressivos quando ouviram o primeiro não, fora de casa. Por essa razão, se você ama seu filho, vale a pena pensar na importância de aprender a difícil arte de dizer não. Vale a pena pensar na importância de educar e preparar os filhos para enfrentar tempos difíceis, mesmo que eles nunca cheguem. O esforço pela educação não pode ser desconsiderado. Todos temos responsabilidades no contexto da vida, nas realizações humanas, nas atividades sociais, membros que somos da família universal. Do livro "Repositório de Sabedoria" vol I, Educação (atualizado em 19-10-08) A Família é a célula base da sociedade!Elaine

domingo, 24 de junho de 2012

                     A REDE DE APOIO  DA ESCOLA PROFESSORA ELZA



 A foto 1 apresenta uma palestra no 2º seminário da Diversidade da PMI(Prefeitura Municipal de Ipatinga) em 2010 resultado de uma parceria que surgiu nas reuniões da rede de apoio.
  
 A proposta dos encontros da Rede de Apoio  é promover  a  intersetorialidade   no  atendimento dos alunos  com NEE  com  o objetivo de buscar parceiros que trabalham  ou  gostariam de trabalhar com a Educação  Inclusiva  em nossa  escola.


Foto 2  - Troca de experiências Palestra sobre o PDI ( Plano Individual do aluno.) direcionados aos coordenadores pedagógicos das escolas municipais  - Local : 7º andar da  PMI

Outra proposta das reuniões da Rede de apoio  é  fomentar ,  discutir e efetivar   ações  que  possam compensar alguns Déficits de Aprendizagem do aluno com NEE (Necessidade Educativa Especial).Nas reuniões conta-se  com as possibilidades e disponibilidade de cada profissional das áreas da saúde, social  e humanas.

Foto3 - Palestra sobre Dislexia - palestra ministrada por Mirtes  assessora pedagógica da PMI  para os professores da escola  Estadual Professora Elza .


Uma rede social consiste de um ou mais conjuntos finitos de atores e eventos e todas as relações definidas entre eles.”(WASSERMAN E FAUST, 1994

quarta-feira, 20 de junho de 2012


                                                             Esse sorriso é  encantador!


"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento  é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos".Rubem Alves

O MEU AMIGO OSCAR.
Rivaldo Roberto Ribeiro
Oi!
Tudo bem?
Eu tenho um amigo, o Oscar, nunca poderia de deixar de escrever sobre ele. É uma pessoa simples, a sua vidinha se resume em andar pelas ruas com sua bengala, receber a aposentadoria, e sorrir por qualquer coisa...

Eu tenho a honra de ser visitado por ele todas as manhãs no meu trabalho, na hora certinha o Oscar aparece, com o polegar ele faz sinal de positivo. Por causa das dificuldades com a fala pronuncia alguma coisa que às vezes não compreendo, mas damos nossas risadas juntos, eu o considero um dos meus melhores e verdadeiros amigo.

Outro dia ele mostrou um sapato novo que havia comprado, estava muito feliz por isso..

Depois de contar um pouquinho sobre a sua vida, ele se despede, pronunciando a palavra: falou!... E vai embora... Como se tivesse cumprido uma tarefa.

Ele Fica feliz por me ver... Outro dia eu sai de férias... O pessoal disse que quase todos os dias ele perguntava o dia da minha volta..

Pois é, com suas limitações mental e física, ele se mostra feliz, digno, e fiel as suas amizades.

Nós que nos julgamos inteligentes, conhecemos as coisas do mundo, os perigos, vaidades, orgulho, disputas por uma cadeira... Por uma cadeira! Aquelas cadeiras que tem o poder de transformar uma pessoa honesta em... Vocês sabem!   Somos felizes?

Quem sabe se fossemos um pouquinho igual ao Oscar, mais humanos como ele, nos faria muito bem...

Infelizmente o seu problema de saúde piorou, suas pernas estão fracas, com desgastes nos joelhos e nos quadris, agora caminha com a ajuda de um andador, imaginem mesmo assim apareceu feliz para mostrar a mim o novo aparelho, disse que seu médico o instruiu a ficar em casa, mas ele se recusa alegando que dessa forma a doença avança.

Se um dia ele não conseguir mais andar... vai chegar a minha vez de visitá-lo...Isso se meu egoísmo não falar mais alto!   


Comentário: a gentileza, a doçura e a mansuetude são virtudes dos puros de coração,como nosso amigo Oscar e outros anônimos por aí que com o nosso egoísmo e a  nossa correria em dar a volta ao mundo não percebemos. Elaine

terça-feira, 19 de junho de 2012

As inteligências Múltiplas


As Inteligências do Ser Humano
Disse Gandhi: “Eu sou um sonhador prático. Meus sonhos não são     meramente fantasias vazias. Eu quero converter meus sonhos em realidade.”
  
no espírito imortal um universo de potencialidades a serem despertadas, desenvolvidas e educadas no plano terrestre.
  Na condição de herdeiros de Deus, trazemos conosco riquezas das quais ainda não temos dimensão nem as podemos aquilatar; porém, pode a educação verdadeira, aquela “arte de manejar os caracteres” e de “formar hábitos”, como preconizou Allan Kardec, desvendar esta vastidão de talentos e colocá-los a serviço do progresso do seu portador e de toda a coletividade humana.
   Às vezes, consideramos inteligentes as pessoas que têm uma capacidade notável para armazenar dados, informações e acessá-los quando é preciso. Não há, porém, nenhuma alusão nesta nota à memória ou capacidade de memorização.
   Falar de desenvolvimento da cognição, entendendo-a e estudando-a em seus meandros é de importância vital para os que lidam com a educação espiritual, pois precisamos buscar o “como se ensina” e o “como a criança aprende”.
      A este respeito, Howard Gardner trouxe uma contribuição substancial, ao propor a Teoria das Inteligências Múltiplas, afirmando que os seres humanos são capazes de desenvolver, pelo menos, sete inteligências.
   Sua contribuição é bem mais completa e sensata que aquela tradicionalmente proposta por Binet, com seus testes de Q.I., que avaliam unicamente as faculdades lógicas e linguísticas do indivíduo.
   A teoria de Gardner parte de Psicologia Desenvolvimentista e da Neuropsicologia, e reconhece diferentes aspectos da cognição. Para ele, todos temos essas sete inteligências, mas que, por razões genéticas e ambientais, se apresentam diferenciadas entre as pessoas
   Fazendo um amplo estudo entre crianças excepcionais, crianças ditas normais e uma profunda pesquisa de cunho antropológico sobre a evolução da cognição, através dos milênios, ele concluiu existirem estas inteligências.
Inteligência Linguística: é a habilidade para agradar, estimular, transmitir idéias, usando a linguagem para convencer.
Inteligência Lógico-matemática: é a habilidade para reconhecer problemas, resolvê-los, lidar com uma série de raciocínios, além de uma facilidade para ordenar e sistematizar.
Inteligência Musical: é a habilidade para reproduzir sons, timbres, ritmos, perceber temas musicais, etc.
Inteligência Espacial: é a capacidade para perceber o mundo visual e espacial, de forma precisa. Criar tensão, equilíbrio numa representação espacial, manipular formas ou objetos, mentalmente.
Inteligência Cinestésica: é a habilidade para usar a coordenação em esportes, artes cênicas ou plásticas, na movimentação do corpo e manipulação de objetos.
Inteligência Interpessoal: é a habilidade para entender as emoções alheias e lidar com elas.
Inteligência Intrapessoal: é a capacidade que o indivíduo tem de ter acesso ao seu mundo íntimo de sonhos, idéias, sentimentos, discriminando-os, lançando mão deles, na resolução de problemas e na criação de algo. Esta habilidade permite ainda que o seu portador formule uma auto-imagem precisa de si mesmo.
  
Há,ainda,uma outra que vem sendo estudada por esse pesquisador e que ainda não foi divulgada oficialmente, a inteligência espiritual
   Tais inteligências, na visão espírita, não são outra coisa que o acervo de conquistas do espírito imortal, em sua trajetória evolutiva na Terra.
Cezar Braga Said
(Retirado da Revista Estudos Espíritas – Junho de 1999 – Edições Léon Denis) e adaptado por Elaine de Almeida Eleutério


Comentário - O vídeo retrata as inteligências  Cinestésica e a musical : habilidades  muito ocultas  ainda em sala de aula em pleno século XXI. Só conteúdo curricular exposto em   livro didático ou similares é para formar máquinas e não Seres humanos. O ensinar a aprender  do menino  foi um exemplo de um dos 4 pilares da educação: o Aprender a Aprender. Montar um instrumento musical e tocar com os recursos que foi apresentado no vídeo  foi espetacular. Não esquecendo   também  da Inteligência Intrapessoal. Elaine Eleutério

sábado, 16 de junho de 2012

Síndrome de Down

Essa menina é a bailarina  mais linda da escola.

Entendendo a Síndrome de Down

O que é
Um acidente genético que se expressa na concepção. O Down tem um cromossomo extra: chama-se trissomia 21. Isso provoca no organismo um excesso de 329 genes por célula .
Gradações da síndrome ao nascer
Não existem. Ou o bebê é Down ou não é. Seu desenvolvimento intelectual e motor vai depender da herança genética dos pais, do estímulo precoce e de sua aceitação na família, em casa, na escola e na sociedade. Nenhum bebê é igual ao outro, seja Down ou não
Causa
Não existe uma causa. Mas a idade da mulher aumenta geometricamente as chances de ter um filho Down. Mães de 24 anos têm um filho Down para cada 1.752 nascidos vivos. Com 42 anos, essa relação é 56 vezes maior: 1 Down para 33 nascidos vivos. A média mundial é de 1 Down para cada 600 nascidos vivos Conseqüências Em diferentes momentos da vida, risco mais alto de doença cardíaca, deficiência visual, tônus muscular menor. Um terço dos fetos não chega a nascer. Um terço, ao nascer, não tem problema cardíaco, apenas características físicas como os olhos puxados, a boca um pouco menor. Os restantes nascem com cardiopatia congênita.



A SÍNDROME DE DOWN E A PLASTICIDADE CEREBRAL

A variedade de lesões que acometem os indivíduos com SD influencia
o desenvolvimento e a aprendizagem. Há diferenças significativas no
desenvolvimento em função da educação e do ambiente a que estão submetidas
essas crianças desde os primeiros anos de vida. As generalizações quanto à sua
capacidade de aprendizagem podem ser errôneas. Contudo, pode-se estar de acordo
com a relativa constância que se apresenta nas crianças com SD quanto à pouca
iniciativa, dificuldade em manter a atenção, tendência à distração, escassa
exploração, como confirmam os estudos de vários autores já anteriormente citados
(FLÓREZ; TRONCOSO, 1997; ESCAMILLA, 1998; TRONCOSO; CERRO, 1999,
FIDLER, 2005; MOELLER, 2006).
A plasticidade cerebral é a denominação usada para referenciar a
capacidade adaptativa do sistema nervoso central; habilidade para modificar sua
organização estrutural e funcional. Propriedade do sistema nervoso que permite o
desenvolvimento de alterações estruturais em resposta à experiência e como
adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos (KANDEL; SCHAWARTZ,
2003; KOLB; WHISHAW, 2002).


Um pouco da lei

O Brasil tem um conjunto de normas que garantem proteção absoluta para quem tem Síndrome de Down: direito à educação e oportunidades de desenvolvimento iguais. Confira alguns pontos da legislação.


Constituição
O artigo 208 determina que 'o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino'.


Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Estabelece a divisão do ensino regular e especial, admitindo a possibilidade de substituição do regular pelo especial.


Conselho Nacional de Educação
A Resolução nº 2 do conselho, de dezembro de 2001, defende que as escolas comuns acolham alunos com deficiências para promover a inclusão social. Admite ainda salas especiais, em caráter temporário, para crianças e adolescentes.







 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Deficiências - Mário Quintana



 Um pouquinho de Pestalozzi.
Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor, em particular ao amor materno, do que o suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).

Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. "Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação", diz a escritora Dora Incontri, uma das poucas estudiosas de Pestalozzi no Brasil.
"A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude", diz Alessandra Arce, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. O pensador suíço costumava comparar o ofício do professor ao do jardineiro, que devia providenciar as melhores condições externas para que as plantas seguissem seu desenvolvimento natural. Ele gostava de lembrar que a semente traz em si o "projeto" da árvore toda.

A vida e obra de Pestalozzi estão intimamente ligadas à religião. Cristão devoto e seguidor do protestantismo, ele se preparou para o sacerdócio, mas abandonou a idéia em favor da necessidade de viver junto da natureza e de experimentar suas idéias a respeito da educação. Seu pensamento permaneceu impregnado da crença na manifestação da divindade no ser humano e na caridade, que ele praticou principalmente em favor dos pobres.

Foto de uma apresentação cultural  na escola. Nossa escola tem o privilégio de conviver com as diferenças de forma mais evidenciadas. Uma boa parte são crianças, jovens e adolescente internos do NAEMC , assim tambem  chamada  "Casa Esperança."


Luiz , um dos melhores bailarinos que já vi na minha vida...dança com a cadeira de rodas,sozinho ou com outro bailarino, rola no chão ao  ritmo de uma melodia  fantasticamente.

*Foto de uma apresentação do Luiz no 2º Seminário da Diversidade da Prefeitura de Ipatinga/MG
Para refletir:
...Ainda que eu tivesse a linguagem dos anjos;  a língua dos homens e penetrasse todos os mistérios, e de todas as nações, se não tivesse a caridade eu nada sem nada seria...
A carta de Paulo aos Coríntios, cap.XII,(v. de 1 a 7) no Evangelho segundo o espiritismo nos diz que entre as 3 virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade. Coloca-se assim, em equívoco, a caridade acima da fé, porque a caridade está ao alcance de todo o mundo, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre, e porque independe de toda crença particular
 Irmãos,
a empatia  significa colocar-se  no lugar do outro.Nos induz a fazer interrogações:  ...se fosse meu filho, meu irmão, meu neto, meu sobrinho, e se fosse...o que eu iria fazer?

É o amor  que nos  impulsiona a  compreender os mistérios ocultos de Deus , é dessa forma que ele fala em nossos corações para ajudar a quem precisa de pelo menos um pouquinho de nossa  compaixão aos irmãos que sofrem. Em quaisquer circunstâncias da vida , principalmente dos que retornam com alguma deformação no corpo físico...as provas e expiações estão  aí para isso.

Abraços fraternos a todos vocês que amo de coração.

Elaine

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Helen Keller

Quem foi Helen Keller?
Nascida no Alabama, ela provou que deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso. Helen Keller ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como "febre cerebral" (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque por onde ela passeava.
Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protetora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller)...
Em 1904 graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prêmio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.
Em 1902 estreou na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. A partir de então não parou de escrever.
                                                                Frase de Helen Keller

A escola inclusiva, numa dinâmica promissora, busca a reorientação curricular, propondo uma nova forma de abordar os conteúdos curriculares no cotidiano escolar.
E o Curriculo Funcional Natural tem o objetivo de preparar  o sujeito para a vida...  é educar com sentido, é transmitir conhecimentos que possam ser utilizados pelo estudante para torná-lo autônomo , produtivo e feliz. Elaine

terça-feira, 12 de junho de 2012


Receita do Bolo da Felicidade

2 xícaras de Amizade
2 xícaras bem cheias de Compreensão
1 xícara de Paciência
1 xícara de Humildade
1 copo bem grande transbordando de Bom Humor
1 colher de Fermento de Personalidade Cristã 

Modo de Fazer:
  
Mexer tudo com delicadeza e simplicidade.
Untar a forma com carinho e colocar em forno bem quente,
a 100 graus de amor.
   
A receita nunca falha. Se alguém não gostar,
é porque seu paladar não está bom e precisa
consultar o quanto antes um médico
chamado JESUS CRISTO.    





Pedrinho era um menino preguiçoso. Tinha preguiça de estudar, de ler, de desenhar e até de brincar.
A mãe de Pedrinho, dona Lili, é doceira, faz doces para vender. Pedrinho costumava ir junto com ela entregar os pedidos, ajudando a carregar os confeitos, mas reclamava sempre.
Um dia, dona Lili foi entregar uma torta em uma Escola e Pedrinho foi junto.
Logo que chegaram Pedrinho ficou esperando em uma enorme sala onde estavam muitos alunos.
Ele observou um pouco e viu que eram crianças especiais: algumas não falavam, outras não enxergavam ou não ouviam; mas todas se comunicavam por sons, gestos ou mímicas. Elas estavam aprendendo animadamente uma música.
Em um canto dois alegres garotos desenhavam com pincéis. Pedrinho reparou que eles tinham apenas uma das pernas. Ficou impressionado com a alegria e a vontade de aprender deles.
Ele não viu ninguém triste, reclamando ou com preguiça. Sentiu que havia muito amor e respeito naquele local, pois as crianças ajudavam umas as outras.
Lembrou-se de seu corpo perfeito, de sua família legal e dos muitos amigos que tinha. Concluiu que devia aproveitar a vida para aprender e ajudar os outros, como aquelas crianças estavam fazendo.
Pouco tempo depois, dona Lili retornou e eles foram embora.
A experiência daquela tarde Pedrinho nunca mais esqueceu. Deixou de lado a preguiça e o mau-humor e se tornou um garoto alegre e estudioso. E dona Lili ficou contente porque Pedrinho mudou para melhor, muito melhor.
Claudia Schmidt



Eu aprendi...
que ignorar os fatos não os altera;
Eu aprendi...que para se crescer como pessoa é preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu. (Shakespeare)

O Atendimento Educacional Especializado é um laboratório de aprendizagem em que  aprendo todos os dias e,  eu acho fantástico! Elaine  


segunda-feira, 11 de junho de 2012

“Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender”.Marion Welchmann

A poesia A Flor Amarela de Cecília Meireles foi trabalhada na Sala de Recursos de várias maneiras com estratégias diversas  e de acordo com a especificidade de cada educando com NEE. 


Habilidades  adquiridas pelos alunos(as):

        •  despertar o gosto pela poesia através da história de vida da autora,

        •  declamar a poesia a Flor Amarela;

        • desenvolver ou aprimorar a coordenação motora através da dobradura da flor ;

        • compor uma outra poesia com  mesmo ritmo e cadência do poema.

* Outras atividades foram realizadas , como: poema  lacunado, as rimas e os versos, banco de palavras , as vogais e consoantes, exercícios de articulemas ,etc.

O resultado foi satisfatório conforme as possibilidades de aprendizagem de cada um.


Elaine Eleutério



Vejam a perfeição da dobradura do aluno. Ele é muito
detalhista e uma ótima coordenação motora fina.


Foto da aluna realizando uma atividade relacionada com a poesia: A Flor Amarela - Cecília Meireles


A  menina  Beatriz
Beatriz Dulço

Olha o belo nariz
Da menina  Beatriz.

O que ela faz no jardim?
Brinca com uma
Bola de carmim.
Com seu perfume de jasmim.

 

 

 


sábado, 9 de junho de 2012

O Atendimento Educacional Especializado

O Atendimento Educacional Especiallizado

A instituição de ensino na qual leciono caminha para a prática de uma metodologia pedagógica  sócio - interacionista  para o trabalho com os alunos. Portanto, nossa proposta pedagógica procura privilegiar o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

A Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Professora Elza de Oliveira Lage é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

"As diferenças representam grandes oportunidades de aprendizado.As diferenças oferecem um recurso grátis,abundante e renovável...o que é importante nas pessoas - e - nas escolas - é o que é diferente,não o que é igual."         Robert Barth
                                A prática do AEE
O aluno aprende brincando e nesse brinquedo chamado de Oficina Mecânica ,  conhece todas as peças, os nomes e suas respectivas funções.Elaine

´Técnica da dobradura do anjinho de natal (2011).
*Desenvolver,estimular ou aprimorar a coordenação motora fina dos alunos com disfunção neuromotora(Paralisia Cerebral)

A Psicomotricidade e a relevância do processo de estimulação  da   cognição  do aluno com NEE