quinta-feira, 27 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


O JOGO PEGA VARETAS

“ A educação da criança sempre começa no momento em que ela nasce, quer os pais tenham ou não consciência disso. Na criança que nasce ou se desenvolve com deficiência, é crucial que os pais e o familiares estejam cientes de seu papel de educadores, como também é fundamental que a criança frequente a escola infantil desde cedo”. ( COOL, MARCHESI, PALACIOS & COLS, 2004, p. 212)

A ludicidade  se processa em torno do grupo como, das necessidades individuais, recrear é educar, pois permite criar a satisfazer o espírito estático do ser humano, oferece ricas possibilidades culturais (BRANDÃO, 2004).
Portanto, o lúdico é qualquer atividade que nos dá prazer ao executá-la. Através da ludicidade a criança aprende a conviver, a ganhar e perder, a esperar sua vez, lidar com as frustrações, conhecer e explorar o mundo.

Os jogos e brincadeiras são estratégias metodológicas que   proporcionam a aprendizagem  através de materiais concretos e de atividades práticas, onde a criança cria, reflete,  analisa e interage com seus colegas e com o professor.
O aluno com NEE (Necessidades Educativas Especiais ) apresenta  dificuldades  em assimilar conteúdos abstratos, faz-se necessário a utilização de material pedagógico concreto, e de estratégias metodológicas práticas para que  esse aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e para facilitar a construção do conhecimento.

PIAGET (1975), afirma que os jogos não são apenas uma forma de entretenimento para gastar a energia das crianças, mas meios que contribuem para o seu desenvolvimento intelectual.
Os jogos e brincadeiras são instrumentos metodológicos através dos quais  os educadores de crianças com necessidades educativas especiais podem estimular o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, moral, lingüístico e físico-motor; como também propiciar aprendizagem  curriculares específicas.

De acordo com Vygotsky(1998), a arte de brincar pode ajudar a criança com  necessidades educativas especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma.
Através dos jogos e brincadeiras a criança com deficiência intelectual pode desenvolver a imaginação, a confiança, a auto-estima, o auto-controle  a cooperação , o desenvolvimento da linguagem, o senso de companheirismo e a criatividade.


Para Vygotsky, a situação imaginária criada pela criança é que define o brincar,e assim, devemos considerar que o brincar preenche necessidades que variam conforme a idade e que as brincadeiras por meio de jogos estimulam a curiosidade e a auto-confiança, proporciona o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem.


                                                        ORIGEM DO JOGO DE VARETAS

Este é mais um jogo, daqueles que conhecemos quando crianças, e acabamos por não indagar a sua origem, tal é a familiaridade que temos com ele.
Pois bem, é  um jogo antigo é muito divertido e já viajou ao redor do mundo, mostrando que independente da nação, idade ou diferenças, todos podem jogar este jogo, principalmente quem deseja aumentar suas habilidades estratégicas de destreza e de equilíbrio, além disso, os jogadores podem aprender a jogar Vareta rapidamente e assim disputar com os amigos e família utilizando uma forma mais divertida de se socializar.

Sua origem é meio incerta, sendo a mais aceita a probabilidade de que ele é  originário do oriente.  Há registro da sua utilização o antigo Império Chinês e na Índia. Manuscritos oficializam esta hipótese. Ainda podemos citar registros deste brinquedo,  em cartas de navegantes europeus advindos do Oriente. 

As regras,apresentam característica de  atividades orientais pois o jogo exige do jogador, muita destreza, paciência, calma, tranqüilidade e habilidade, além de movimentos tranquilos e lentos.
Independentemente de sua origem, suas regras são mais ou menos as mesmas: as varetas são lançadas sobre uma superfície plana. O jogador deve então tentar retirar as varetas, uma a uma, sem mover as demais. Caso a vareta mexer, deverá ceder a vez ao adversário. Vence aquele que conseguir o maior número de varetas, ou caso tenha elas valores atribuídos em função de sua cor, aquele que conseguir maior número de pontos.
Curiosidade: Era o jogo favorito do Rei francês Luís XIII.
O jogo atualmente é fabricado pela ESTRELA, lançado em agosto de 1961.

O PEGA-VARETÃO
De forma aleatória as varetas devem ser misturadas, e segurando uma das pontas de todo o maço de varetas o jogador deve deixá-las cair em uma superfície plana, pode ser no chão ou numa mesa, por exemplo, e da forma que as varetas caírem devem ser retiradas uma a uma sem tocar nas outras varetas, com as mãos ou com a própria vareta,
Números de jogadores: 2 ou 4 jogadores.

O Pega-varetas  é um jogo  simples com regras fácil de assimilar e tem contribuído de forma positiva no processo de apreensão dos conteúdos escolares, uma vez que jogar exige serenidade,atenção e habilidade manual.
                                        REGRAS DO JOGO:
                       
§  No início do jogo, as varetas são juntadas em um feixe e jogadas sobre a mesa;      
§  Os participantes decidem quem iniciará o jogo;
§  Cada jogador tentará, na sua vez de jogar, retirar uma vareta de cada vez sem mexer nas demais;
§  O jogador que mexer nas demais varetas enquanto tenta pegar a sua, perde a vez;
§  O jogador que pegar a vareta preta poderá utilizá-la para retirar a vareta que deseja desde que não mexa nas demais;
§  Vence o jogo quem pegar o maior número de varetas.

A estratégia para ser bem sucedida neste jogo é sempre tentar pegar as varetas que estão por cima, soltas.
                                   HABILIDADES A DESENVOLVER COM O JOGO DE VARETAS

          *Desenvolver o espírito de competição, consciência de grupo, coleguismo e companheirismo.
                *Descobrir os diferentes *Desenvolver a coordenação motora.                       


*Desenvolver o raciocínio lógico.
*Construir gráficos simples  através  da  seleção das cores e da quantidade de cada participante.
 *Associar número à quantidade.
*Analisar, comparar, relacionar, classificar e ordenar as varetas por cores.
*Atribuir valores para cada cor das varetas.
                                                 *Conhecer a história do jogo.
                                                 *Propor situações problema a partir do jogo.

PONTUAÇÃO: amarela- 5 pontos; verde-10 pontos; azul-30 pontos;vermelha-50 pontos e a preta-100 pontos
*Depois de explicado e compreendido o jogo, organize a turma em grupos e inicie. Nesse momento, a preocupação dos alunos deverá ser em relação ao equilíbrio.

AVALIAÇÃO

                                   

Professor, a avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem do aluno com NEE, levando em consideração que cada um tem seu ritmo, tempo e estilo de aprender. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos.
*Uma das formas de registro que propus aos meus alunos na SRM  foi a construção de um gráfico com a quantidade de pontos que cada um fez em conformidade com as cores.
Outras formas de registros  foram propostas também , varia de acordo com a especificidade dos alunos com NEE. O essencial é estimular o  pensamento hipotético-dedutivo.


"A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor". (ALMEIDA,1987,p.195)

Trabalho que realizo rotineiramente com meus alunos com nee,  são atividades de rotina para facilitar a memorização dos mesmos.São várias as estratégias e metologias aplicadas no jogo de vareta.
Vale a pena planejar aulas com jogos em qualquer espaço escolar.
Elaine de Almeida Eleutério- 2013