sábado, 3 de outubro de 2015

A INCLUSÃO TEM MUITO A CAMINHAR ...

MEU OLHAR PARA COM OS DIFERENTES É MUITO ESPECIAL. 
EU SOU ESPECIAL PARA ELES. EU FAÇO A DIFERENÇA POR QUE MEU AMOR É ESPECIAL.SÓ ISSO! NÃO TEM SEGREDO!




A inclusão acontece quando ..."se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Paulo Freire



O que precisa existir para a escola ser inclusiva de verdade?
Hoje, vamos abordar um assunto extremamente importante e que deve ser retomado a todo instante pelas instituições escolares.


Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje, vamos abordar um assunto extremamente importante e que deve ser retomado a todo instante pelas instituições escolares e pelas pessoas que fazem parte delas. Estamos falando da inclusão, do processo de abrir espaço nas escolas regulares para todos os alunos, a fim de que a escola seja realmente um espaço democrático, de todos. Mas, o que faz uma escola ser realmente inclusiva, quais são as características que ela deve ter? 

Vejamos. Em primeiro lugar, a escola deve ter bem clara a diferença entre integração e inclusão. Integrar um aluno no ambiente escolar é colocá-lo fazendo parte das atividades cotidianas da escola, sem pensar em suas características. Incluir é conhecer o aluno, suas características, seus limites e preparar os diversos ambientes da escola para recebê-lo, e efetivamente, fazê-lo participar.

Muitas escolas divulgam que são inclusivas, mas, na realidade, são espaços de integração. Outro ponto fundamental é que todas as pessoas da escola devem estar inseridas no projeto de inclusão. O porteiro ou o guarda, por exemplo, deve saber da limitação da criança e dar suporte para sua entrada e saída do prédio escolar. Os professores devem questionar-se constantemente quais são as melhores maneiras de cativar o aluno, inseri-lo nas atividades e fazer com que ele efetivamente participe. Deve reconhecer que cada aluno possui uma habilidade que deve ser explorada.
 

O aluno pode ter sérias dificuldades de escrever, mas pode desenhar muito. Por que não explorar a capacidade de ilustrar? Quem disse que o certo é apenas escrever? O sucesso na vida se dá por inúmeras habilidades. Os gestores, por sua vez, devem ter a sensibilidade de saber que, em determinada sala, a média de rendimento poderá cair, já que possui alunos de inclusão. Também é de extrema importância, a formação, pois ninguém consegue fornecer um serviço de qualidade se não tem preparo, se não senta e estuda, lê, participa de palestras e cursos.
 

Não podemos nos esquecer da estrutura física da escola. Ela deve estar preparada com banheiros adaptados, elevadores se possuir andares, carteiras adaptadas e da mesma importância, todo material pedagógico deve ser preparado exclusivamente pelos professores e coordenação para aquele aluno. Usar apostilas e livros de séries anteriores não é um bom caminho.
 

Se a criança gosta, por exemplo, de um determinado desenho, monte o material baseado no personagem do desenho. A criança sentirá ligação com seu material, aumentando a concentração e a participação. E os pais e alunos, como devem agir no processo de inclusão? Esse é tema da próxima coluna. Te espero na próxima semana!

Marcos Liba é educador e atua na capacitação de professores e orientação de pais e alunos.


Foto:Elaine Eleutério