domingo, 20 de novembro de 2016


      BRINCANDO E APRENDENDO COM  FIGURAS  GEOMÉTRICAS  DA SUSTENTABILIDADE
RELATO DE EXPERIÊNCIA - 15/11/2016


Eu gosto de ouvir as crianças conversando, porque elas são absolutamente como os poetas. Não conhecem obstáculos à sua imaginação.” Cecília  Meireles

  O presente relato apresenta atividades interdisciplinares advindos de parâmetros conceituais, atitudinais e procedimentais que estimularam, enriqueceram e ampliaram os conhecimentos específicos dos alunos  Samuel Souza, Kaick Patrick e Thalles de Sousa do 3º ano da escola Estadual Professora Elza de Oliveira Lage. O relato foi ministrado em três momentos e contemplou  saberes das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciência e Arte.
1º MOMENTO (TERÇA-FEIRA)
    Iniciei as aulas deixando as crianças brincarem com os caminhões das figuras geométricas focando na observação quanto à linguagem verbal e  a forma que cada uma brincava livremente. É fato que  as brincadeiras  são ações espontâneas  que contribuem para o ato de aprender e é dessa forma que inicia o processo do desenvolvimento das funções cognitivas superiores em seu sentido amplo e de maneira bem simples e peculiar.
2º MOMENTO ( TERÇA-FEIRA)
   Partindo desse pressuposto, prossegui com a apresentação de um vídeo sobre o “Instituto das Ideias”, apresentando a proposta e os objetivos do projeto inclusive a entrevista do Alisson, o idealizador  do Projeto, no intuito de promover a cidadania no que tange à sustentabilidade do planeta.
    Após o vídeo, apresentei para os alunos os caminhões (nesse momento) lancei   um olhar mais didático e pedagógico.  Fiz questionamentos com os alunos sobre as figuras geométricas, pedi que as nomeassem e esclareci as dúvidas que tinham sobre as figuras simples e sobre os sólidos geométricos simples com suas diferenças, utilizando também os blocos lógicos como complemento.
    Em seguida cada criança fez os seus desenhos com as figuras geométricas  e com isso a imaginação de cada uma fluía naturalmente. 

    Nesse momento ímpar de aprendizagem pude confirmar mais ainda que  “o mundo  imaginário das crianças é fantástico”, pois elas externam suas emoções, frustrações e alegrias no ato de brincar.  Perguntei sobre o que representava os desenhos e  foi surpreendente. Para eles não importava  o tipo de desenho retratado com as figuras , mas o que significava cada detalhe e também  não preocuparam em imitar o desenho do outro.


   Depois dos momentos de experiências enriquecedoras  e prazerosas; os alunos iniciaram as produções escritas( desenhos).
   Conforme cita Leite (1998, p.136), “O desenho como linguagem visual, tem signos próprios, elementos básicos de apropriação que lhe são particulares ( forma, linha, cor, composição) mas, nem por isso podemos traduzi-lo em sentidos e significados.”




   Assim, aconteceu com os alunos envolvidos que  de forma lúdica representaram as figuras em forma de desenhos  e após apresentaram  para seus colegas  explicando com riqueza de detalhes suas produções artísticas. Foram exploradas as  cores, formas, tamanhos e espessuras das figuras.


   Os alunos escreveram os nomes dos desenhos e elaboraram frases coerentes com os desenhos. A correção foi realizada individualmente de forma que o próprio aluno percebesse o seu erro.


4º  MOMENTO:  AS CORES DA SUSTENTABILIDADE E COMPLEMENTARES (QUINTA-FEIRA)
     Os alunos percorreram o pátio da escola para perceber  com um olhar  mais crítico as lixeiras da escola e para minha surpresa perceberam que nem todas  as cores da sustentabilidade tinha na escola. Expliquei para eles o porquê  de não ter todas as lixeiras nomeadas. Demonstrei novamente sobre todas as cores e a função de cada uma, ou seja, o tipo de lixo (resíduos) e o que cada cor significava. 
    Após a explanação,  os alunos resolveram uma atividade sobre os tipos de lixo e coloriram um caminhãozinho com as cores da sustentabilidade. Eu os  orientei  a sinalizar posturas, atitudes e valores que possam  contribuir para um clima mais harmonioso na escola, pautado  nos parâmetros de  uma  consciência ambiental quanto à preservação do patrimônio da escola.
   Assim sendo, os objetivos propostos foram alcançados de forma significativa e prazerosa com a participação efetiva dos alunos envolvidos.
                                       ATIVIDADES COMPLEMENTARES 

BRINCADEIRA: FIGURAS  GEOMÉTRICAS  DA SUSTENTABILIDADE
*Incentivar a criatividade como forma de gerar ideias para a estimulação da linguagem oral através do conto do desenho, a produção de  imagens e da produção da escrita no ato de brincar.
3º PASSO:  Escrever os nomes das  figuras e  fazer  a autocorreção; elaborar frases com os desenhos.


   OBJETIVO GERAIS: *Reconhecer a matéria (LIXO/MDF) como produto advindo dos recursos naturais utilizados e reutilizados. *Compreender a necessidade de aproveitamento, que objetiva  a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade de vida.*Ao identificar as cores da  sustentabilidade e no ato de brincar o aluno percebe  a importância da preservação da natureza. *Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo- metais, marrom-orgânico).

Professora de apoio: Elaine de Almeida Eleutério/15/11/2016