quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Torneio da Inclusão



Segundo Correa (2001) a inclusão é um grande desafio, tanto da escola como da sociedade, pois não estamos preparados para lidar com essa nova era.
 Junior & Araújo (2003) afirma  que a inclusão vem através da igualdade e o respeito sobre as diferencias, onde que todos crescem com relação à cidadania, o que levará a educação.

 


                                  Foto da professora de educação Física na entrega das medalhas.
    O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos, com necessidades educativas especiais e não excluí-los  das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. Tem escolas que dispensa  os alunos  da educação física, por considerar professor  despreparado para dar aula.
    Seybold (1994) afirma que  um dos objetivos gerais de Educação física no ensino Fundamental é que a criança através de atividades corporais conheça a si próprio e aos outros e principalmente que respeite as individualidades.



Baumel & Castro (2002) cita que para que a escola desenvolva o método inclusivo, os professores, no entanto educadores devem trabalhar em conjunto, e através de projetos, que formarão uma sociedade que levará a resolver grande parte dos problemas, e principalmente desenvolver uma sociedade ou comunidade critica, e que só assim a criança ou aluno desenvolverão os seus potenciais, e entre esses potenciais, o mérito de cidadãos e respeito sobre as diferencias na sala de aula.



Contudo , a solução para o professor ou para a escola, nem sempre é o melhor para o aluno. O aluno precisa   saber sobre a importância das aulas de Educação Física e  as orientações sobre os benefícios que ele vai adquirir ao participar das aulas.    
Dessa forma,  as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva com os alunos com  necessidades educativas especiais, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade.

Elaine de Almeida Eleutério



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