sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Soroban: calculadora para pessoas com deficiência visual.


Este vídeo ensina alguns passos para aprender a somar e subtrair utilizando o Soroban! São dados exemplos e algumas regras de como realizar os cálculos.
                                                        
Breve histórico sobre o Soroban 

        O SOROBAN

O ábaco japonês utilizado pelos orientais é conhecido pelo nome de Soroban.
O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos e, apesar de ter sua origem ligada aosjaponeses, foi criado na China e levado ao Japão no século XVII.


Cada coluna possui 5 pedras chamadas contas. A primeira conta de cada coluna, localizada na parte superior, representa o número 5 enquanto as 4 contas inferiores representam 1 unidade cada.
Da direita para a esquerda, cada coluna representa uma potência de 10. Iniciando em unidade, dezena, centena, milhar, etc.
Técnicas aperfeiçoadas permitem que oSoroban seja utilizado para cálculoscomplexos de adição, subtração,multiplicação, divisão e raiz quadrada.
O uso do Soroban permite que as pessoas desenvolvam habilidades mentais relacionadas ao raciocínio matemático e à concentração como:
·         Memorização de informações, principalmente números
·         Visualização e criatividade
·         Observação
·         Pensamento rápido
·         Cálculo mental


Aula prática do curso de DV/2014

O soroban é um instrumento retangular, com uma régua de numeração que divide o aparelho em dois outros retângulos, um na parte inferior e outro na superior. Na régua de numeração existem pontos salientes que separam as ordens das unidades, dezenas e centenas de cada classe.

Contem também hastes ou eixos a qual se movimentam as contas. Em cada haste da parte superior do instrumento contêm uma conta e, na parte inferior, quatro contas. Internamente possui uma borracha compressora que impede que as mesmas deslizem facilmente

É um ábaco, assim como você provavelmente conheceu ainda criança, nos primórdios da sua educação, para aprender a contar. Mas é um ábaco japonês, diferente, com apenas cinco contas, ou pedrinhas (como preferir chamar agora) em cada ordem numérica.



Foto do 2º módulo do curso sobre deficiência visual - GV/MG

O seu uso sofreu uma série de aperfeiçoamentos que geraram técnicas extremamente rápidas para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros.
A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban, vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos mentalmente de algarismos enormes, para os padrões ensinados nas escolas.


                       Foto: Depois do cálculo no soroban transfere a operação para o braille(2º módulo)
O SOROBAN NO BRASIL
 soroban chegou ao Brasil  no início do uso do soroban por pessoas cegas ou com baixa visão (visão sub-normal), nos anos 40 e 50, veio melhorar o trabalho matemático antes feito no cubaritmo realizado por essas pessoas, consistindo em uma grade onde são colocados cubos com os números em braille. As contas são montadas como em tinta, como usualmente utilizada por pessoas sem deficiênc
O principal divulgador do soroban no Brasil foi o professor Fukutaro Kato, natural de Tókio, Japão e conhecedor das diversas áreas das ciências econômicas e contábeis a partir do ano de 1956.

Joaquim Lima de Moraes, após perder a visão em conseqüência de uma miopia progressiva, foi o primeiro brasileiro a se preocupar com o modo de calcular que os cegos dispunham. Foi então que Moraes conheceu o soroban, um instrumento de custo acessível e que trouxe facilidade e mais rapidez para a realização de cálculos por pessoas cegas.
Em seus primeiros contatos com o aparelho, Moraes percebeu que as contas nos eixos deslizavam com muita facilidade e que seria difícil para uma pessoa cega manipulá-lo com o toque dos dedos.

Em seus estudos com seu aluno e amigo José Valesin, adaptou o soroban introduzindo uma borracha compressora e pontos salientes ao longo da régua, a qual resolveu a dificuldade dos cegos em manipular esse aparelho.


Elaine Eleutério/set. 2014 ( Texto informativo retirado de várias fontes)

Para saber mais sobre o soroban e sua aplicação indicamos a leitura do caderno "Pré-soroban" disponibilizado pelo MEC

Nenhum comentário: