terça-feira, 4 de novembro de 2014

Estimulação visual

A ESTIMULAÇÃO VISUAL

visão é o motor que impulsa o desenvolvimento psicomotriz nos primeiros anos de vida da criança.É o sentido pelo qual se consegue perceber o mundo exterior que se relacionam com ele. Tudo o que se enxerga é fruto da tradução, feita pelo cérebro, dos estímulos luminosos que atingem os nossos olhos.

A visão é a que mantem a  hierarquia dos sentidos e ocupa uma posição imprtante  no 
tange   à percepção e integração de formas, contornos, tamanhos, cores e imagens que estruturam a composição de uma paisagem ou de qualquer ambiente
.
Quando uma criança devido, a alguma alteração,  não atinge o desenvolvimento da eficiência visual de forma natural e espontânea, se faz necessária uma intervenção com estimulação visual. 

A estimulação visual consiste em utilizar a visão residual que a criança possui, proporcionando exercícios específicos que se baseiam no funcionamento visual com o objetivo de alcançar o mais alto desempenho possível desse resíduo visual. (AMCIP- Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção, [s.d.])

Uma criança com visão normal desenvolverá a capacidade de ver, de uma forma espontânea; sem embargo uma criança com baixa visão, na maioria dos casos, não o fará de forma automática, por isto se deve estimular visualmente por meio de um programa sistemático encaminhado a desenvolver suas funções visuais.

Para Fonseca; Lima (2004) a capacidade de ver e interpretar imagens depende principalmente da função cerebral. Assim como ocorre a maturação do sistema nervoso, o sistema visual também passa por transformações, evoluindo durante as primeiras semanas de vida, quando a retina, as vias ópticas e o córtex visual desenvolvem os contatos celulares, ocorrendo, portanto o processo seletivo durante o período crítico. A função, portanto, é necessária para o desenvolvimento típico do córtex visual e vias ópticas. Segundo Tartarella (apud NAKAHARA, 1997), todos os bebês nascem com uma visão baixa.

 A maturação do sistema visual se inicia após o nascimento e só se completa por volta dos oito anos de idade. Mas há uma época de maior plasticidade do sistema visual, o chamado "Período Crítico". Período crítico, idade plástica ou período sensitivo é o período da vida durante o qual as funções visuais podem ser modificadas por experiências visuais anômalas, é o período de maior plasticidade do Sistema Nervoso Central. (TARTARELLA apud NAKAHARA et al., 1997) 

Para Martín e Bueno (2003) o desenvolvimento do sistema visual em criança com baixa visão raramente se produz de forma automática e espontânea.

 O especialista em baixa visão, a família, bem como a própria criança devem auxiliar muito. Requer paciência, compreensão e boa comunicação. Sem embargo, o esforço realmente vale a pena, sempre lembrando que o limite é o infinito. A oportunidade e a possibilidade em usar as novas habilidades adquiridas dentro do contexto casa, escola e comunidade, representam um impacto direto na evolução da criança.

Devemos lhes dar a oportunidade de conhecer experiências totais, isto é, não só o verbal e tátil, mas também orientação espaço-tempo, e relações com respeito a sua autopercepção, a outros seres e outros objetos.

A estimulação visual está estreitamente relacionada com o desenvolvimento visual, pois consegue que uma criança consiga se interessar por seu entorno, queira explorá-lo e saber o que é.




Foto tirada no dia 03/11/2014 em Governador Valadares no 3º módulo de deficiência visual. Curso ministrado pelo MEC. Professora Jaqueline Pereira Peixoto.


Nenhum comentário: